sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dicas Concurso Para Estudo Render

Mesmo preparando um bom plano de estudos, muitas pessoas ainda enfrentam uma grande dificuldade, que é, justamente, seguir esse plano. Se você está estudando todas as horas planejadas e, mesmo assim, não está conseguindo dar conta de toda a matéria do concurso, você provavelmente conhece bem aquela sensação de que os estudos não estão rendendo o suficiente.

O problema é que essa sensação é um dos principais fatores que desmotivam o candidato. Além disso, se o problema não for resolvido rápida e eficientemente, as chances da matéria acumulada virar uma “bola de neve” e quando chegar o concurso você não ter conseguido estudar boa parte do que deveria são enormes!

Para acabar com esse problema de uma vez por todas, o primeiro passo é entender que apenas passar pela matéria o mais rápido possível para não ficar atrasado é bem diferente de estudar com qualidade e, claro, os resultados dessas duas posturas de estudo são bem diferentes também. Para estudar com mais qualidade e para evitar possíveis atrasos em seu plano de estudos, confira as dicas abaixo:
dicas de concurso


1. Tenha seu espaço para estudar


Quando você começar a se preparar para um concurso é de extrema importância que você tenha um lugar preparado para estudar. Se você for estudar em casa, escolha um local com pouco movimento e pouco barulho e conscientize as pessoas que moram com você que seu horário de estudo não deve ser interrompido.

Procure usar uma mesa e ficar numa posição confortável e com a postura correta, isso evita dores e cansaço desnecessário. Principalmente com o frio, estudar na cama, com cobertores e livros espalhados pode parecer atrativo, mas o sono e a preguiça podem reduzir bastante seu desempenho, então evite ao máximo essa prática.

2.      Livre-se das distrações


Durante as horas destinadas ao estudo é muito importante que você se livre de tudo que você sabe que irá te distrair. Portanto, a não ser que esteja esperando alguma ligação importante, deixe o celular no modo silencioso.  Se você souber que vai não vai resistir à tentação toda vez que perceber que chegou alguma mensagem ou coisa parecida, deixe o celular bem longe de você.

Se você estiver estudando no computador, lembre-se de fechar todas as redes sociais e não fazer nada que não esteja relacionado àquilo que você está estudando. Pense que toda vez que você para de estudar para fazer outra coisa você perde o ritmo de estudo e até seu cérebro pegar o ritmo de novo, você já perdeu minutos preciosos.


3.      Tenha uma rotina para começar


Muitas vezes, na hora de começar, você pode olhar para todos aqueles livros e conteúdos ainda por estudar e se sentir um pouco desmotivado ou preguiçoso. Procure sempre começar o estudo pelos exercícios de matemática ou raciocínio lógico, se for o caso. Outra técnica interessante é separar os 5 minutos iniciais de estudo para fazer testes de lógica ou de raciocínio na internet ou de algum aplicativo do seu celular. Assim, a hora de estudo começa bem mais interessante do que se você começar lendo toda a parte teórica. 

Além disso, essas tarefas exigem bastante concentração e atenção e você ficará mais desperto e conseguirá pegar um bom ritmo do estudo mais rapidamente. Lembre-se, nosso cérebro tem mais facilidade de fazer uma tarefa depois que ela se torna rotina e você deve usar isso ao seu favor.

4.      Potencialize o estudo ouvindo música


Os benefícios de ouvir música são inúmeros e isso aliado às suas horas de estudo pode fazer muita diferença. Além disso, a música ajuda você a ficar focado nos estudos e não se distrair com os barulhos do ambiente.

Só preste atenção ao tipo de música que você irá ouvir. O ideal é ouvir uma música que não possua letra, senão o efeito será o contrário e a música acabará te distraindo. Atualmente, existem diversos sites e aplicativos nos quais você pode encontrar playlists voltadas para os estudos.

Entretanto, diferente do que muitas pessoas afirmam, não é necessário que você estude ouvindo música clássica. Você pode testar vários ritmos e descobrir qual se adapta melhor a você.

5.      Evite estar com sono ou fome


Procure dormir de 6 a 8 horas por noite e alimente-se bem, se você estuda várias horas por dia, não se esqueça de incluir horários para as refeições em sua rotina. Deixar de se alimentar ou de dormir o necessário para ter mais tempo para estudar não é uma boa estratégia, pois atrapalha seus estudos e reduz o seu desempenho.

6.      Faça exercícios físicos



Essa última dica pode não parecer diretamente relacionada com o tema, mas é! Os benefícios de se praticar exercícios são muitos, como todo mundo já sabe. E eles devem ser aproveitados por quem está prestando concurso. A atividade física diminui o estresse e causa uma sensação de bem-estar, o que pode ser de grande ajuda para quem quer conquistar uma vaga num bom concurso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário